terça-feira, 2 de setembro de 2014


Roteiro do Passeio de Catequistas
Paróquia de Sermonde

Guimarães: diferentes olhares sobre a mesma cidade



“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.”
                                                                                                        Fernando Pessoa




                                                                                            26 de julho de 2014
*Nota introdutória
Queridos amigos, agradeço-vos profundamente o facto de me darem o prazer de elaborar um roteiro para este momento especial, que marca o nosso ano catequético. Contudo, o meu agradecimento reside, sobretudo, na plena confiança que depositam em mim para a realização desta maravilhosa tarefa.
Para a elaboração deste roteiro, recorri a duas fontes: a minha experiência pessoal, enquanto admiradora da belíssima cidade de Guimarães, e o site www.guimaraesturismo.pt.
Espero que apreciem a viagem de comboio, que nos permite contemplar, em vários locais, a obra do Criador, e os espaços que iremos visitar.
Boa viagem!
Olívia Magalhães


* Guimarães
“A cidade de Guimarães está, historicamente, associada à fundação da nacionalidade e identidade portuguesa. Guimarães (entre outras povoações) antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar, em 1128, os principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade “Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.”

7h30: Encontro dos catequistas no jardim da Igreja Paroquial de Sermonde

8h20: Estação de S.Bento (início da viagem)

“Foi edificada no princípio do século XX no preciso local onde existiu o Convento de S. Bento de Avé-Maria, com cobertura de vidro e ferro fundido, da autoria do arquiteto Marques da Silva. O átrio está revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e da vida portuguesas.”
  
9h40: Estação Ferroviária de Guimarães (fim da viagem)

 “É uma interface ferroviária da Linha de Guimarães, que serve esta cidade, no distrito de Braga. Entrou ao serviço no dia 14 de abril de 1884.


10h00: Visita ao Convento dos Capuchos

“O Percurso Museológico no Convento de Santo António dos Capuchos foi criado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães em 2008, como resultado da preocupação pela conservação e valorização do seu património artístico e cultural. Situado em plena Colina Sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento, no século XVII, e comprado pela Misericórdia, em 1842, para aí instalar o seu Hospital. Expõe-se algum património móvel da Instituição, ao mesmo tempo que os visitantes são convidados a percorrer os corredores, pátios e claustro do imponente edifício, bem como visitar a Igreja do convento e a sua magnífica sacristia do século XVIII.”


20090819162330312722_1_510_300


12h30: Almoço no restaurante “Mediterrâneo Baco”

Situa-se na zona histórica, em frente à muralha. Sugere um menu mediterrâneo, cheio de sabores e de aromas, com carne deliciosa, peixe e marisco frescos. Dispõem de uma esplanada “Praça Baco” e de duas salas.
Bom apetite!
Img_0536_1_510_300

14h00: Plataforma das Artes

“A Plataforma das Artes e Criatividade é um projeto infraestrutural de transformação do Antigo Mercado de Guimarães num espaço multifuncional, dedicado à atividade artística, cultural e económico-social. Este equipamento aloja uma série de valências e espaços dedicados a três grandes áreas programáticas.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães, que acolhe uma coleção permanente – a Coleção José de Guimarães –, uma área de exposições temporárias, espaço(s) polivalente(s) – destinado(s) a atividades complementares de apresentações e pequenos espetáculos – para além de uma série de serviços auxiliares e um parque de estacionamento automóvel.
Os Ateliês Emergentes de Apoio à Criatividade são espaços de trabalho vocacionados para jovens criadores que, em diversas áreas de atividade, pretendam desenvolver projetos de caráter temporário, impulsionando uma dinâmica criativa que contagie toda a plataforma.
Os Laboratórios Criativos são gabinetes de apoio empresarial destinados ao acolhimento e instalação de atividades relacionadas com as indústrias criativas, apostando na inovação e projetos empreendedores. Preveem-se a criação de espaços utilitários comuns, salas de trabalho e de apoio.
            Este equipamento dedica a praça interior do antigo mercado ao usufruto público e a sua extensão ao terreno adjacente, proporcionando à cidade a aquisição efetiva de um espaço público singular e qualificado, com atividades dinâmicas e apelativas e espaços de socialização e vivência comunitária.”


© João Morgado

16h00: Passeio pelo centro histórico e lanche

17h45: Estação Ferroviária de Guimarães (viagem de regresso)


19h05: Estação de S. Bento (fim da viagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário