domingo, 31 de agosto de 2014

O prazer de organizar as festas de aniversário dos meus filhos

            Organizar as festas de aniversário dos meus filhos é algo que me dá imenso prazer, apesar do trabalho que esta tarefa envolve.
            As festinhas do meu príncipe são mais fáceis de preparar, pois são apenas convidados alguns elementos da família. Ele ainda não faz questão de convidar os amiguinhos (tem apenas quatro aninhos). Pelo contrário, a minha filha (mais velhinha) já valoriza o facto de convidar as amigas, bem como as primas, para festejar este dia tão especial.
            A festa de aniversário da minha princesa implica que eu pense, atempadamente, em determinados aspetos, nomeadamente os convites, o lanche (só não confeciono o bolo de aniversário), os workshops e os brindes. Estes dois últimos aspetos são, sem dúvida, aqueles que me aliciam mais, uma vez que exigem muita criatividade da minha parte e isso constitui, para mim, um verdadeiro desafio.
            Como sei que as crianças gostam de ajudar as mães na cozinha, este ano, decidi realizar um workshop de culinária, no qual decorámos queques de iogurte (feitos por mim e pela minha filha) e bolachinhas, e fizemos uma mousse de leite evaporado com pedacinhos de pêssego.
            As “formandas” revelaram muito empenho, imaginação e entusiasmo, logo o resultado foi maravilhoso.   
            Adoro apreciar a satisfação das crianças, por terem realizado verdadeiras obras de arte.
No final da festa, a minha filha gosta de oferecer um miminho (brinde) às convidadas. O brinde deste ano foi uma plaquinha com a Oração do Anjo da Guarda, que fiz com muito Amor e Dedicação. No fundo, constitui uma “recordação” especial de um momento de emoções e de partilha de afetos.
São momentos como estes, repletos de simplicidade e de generosidade, que nos fazem mais Felizes.

Receita: “Queques rápidos de iogurte”
Para 12, em formas de papel médias, das que cabem nas cavidades dos tabuleiros de queques
Ingredientes

200 g de farinha T55
7 g de fermento tipo Royal
180 g de açúcar
125 g de iogurte natural sem açúcar (1 iogurte tamanho normal)
100 g de manteiga derretida
1 ovo
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação

Aquecer o forno a 180º.
Distribuir as forminhas de papel pelo tabuleiro de queques.

Peneirar a farinha com o fermento e juntar-lhes o açúcar, misturando bem.
Noutra taça, bater o ovo, a gema, a manteiga, o iogurte e a baunilha só até se ter obtido uma mistura homogénea.
Juntar os ingredientes secos aos húmidos rapidamente, sem bater demasiado.

Distribuir a massa pelas forminhas (usei uma colher de gelados).
Cozer durante cerca de 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do queque saia seco.

Deixar arrefecer um pouco, retirar as forminhas do tabuleiro e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de bolos.



Fotografias




Sem comentários:

Enviar um comentário